Le Prix Ludovic-Trarieux


Prêmio internacional dos Direitos Humanos Ludovic-Trarieux 2004

“The award given by lawyers to a lawyer ”

 

 

O prêmio internacional dos Direitos Humanos

Ludovic Trarieux” 2004 concedido

ao advogado sírio

Aktham Naisse

Presidente dos Comitês de Defesa das Liberdades Democráticas e dos Direitos Humanos (CDF)  atualmente detido em seu país.

 

Debe ser excarcelado inmediatamente y todos los cargos en su contra deben ser retirados.

 

 

 

O prêmio internacional dos Direitos Humanos Ludovic-Trarieux 2004 foi concedido , terça-feira, ao advogado sírio Aktham Naisse ( o Nu'aysa),   de 53 anos, é o Presidente dos Comitês de Defesa das Liberdades Democráticas e dos Direitos Humanos (CDF)  e Vice-presidente da Comissão Árabe, atualmente detido em seu país.

 

Ele foi detido no dia 13 do Abril , quando o CDF publicou seu relatório anual no qual denunciava as graves violações dos direitos humanos na Síria.

 

 A saúde do preso de consciência Aktham Naisse está se deteriorando e ele necessita urgentemente dos cuidados de um especialista.

 

 

Biografia

 

Esta não é a primeira vez que Aktham Naisse se encontra na prisão.  Naisse fundou o Comité para a Defesa das Liberdades Democráticas e Direitos Humanos na Síria em 1989.

Aktham Naisse foi duramente torturado após ter sido detido em 17 de dezembro de 1991.

Aktham Naisse cumprindo uma condenação de nove anos de reclusão na prisão de Sadnaya. No dia 17 de março de 1992, o Supremo Tribunal de Segurança do Estado o condenou, juntamente com outros cinco réus, a penas de prisão que oscilaram entre os cinco e os dez anos. Eles foram acusados de difundir informação falsa e de receber de dinheiro do estrangeiro. As sentenças, prolatadas em um processo judicial realizado sem as devidas garantias, basearam-se em um folheto produzido pelo Comitê para a Defesa das Liberdades Democráticas e dos Direitos Humanos, no qual as eleições presidenciais sírias foram criticadas de forma pacífica, e em uma quantia de 700 dólares americanos, enviada por um familiar residente na Europa para seu uso particular.

 

Depois de sete anos na prisão, foi perdoado pelo falecido presidente Hafez Assad (1998). O filho e actual Presidente, Bashar al-Assad, no cargo desde 2000, começou por dar alguns passos para uma flexibilização do apertado regime totalitário chefiado pelo pai. Libertou centenas de prisioneiros políticos e começou a dar espaço de manobra para algum debate político, autorizando pequenos grupos a terem pequenos grupos de discussões domiciliárias.

 

No dia  9 de Março de 2004 a manifestação tinha sido organizada pelo Comité para a Defesa das Liberdades Democráticas e Direitos Humanos na Síria e teria sido a primeira do género num país onde toda a oposição ou actividade política é cuidadosamente controlada

As autoridades sírias detiveram ontem vários activistas de direitos humanos que se manifestavam pedindo direitos políticos e reformas cívicas, no dia do 41º aniversário da chegada ao poder do partido do Baas. O protesto durou cerca de 20 minutos até que a polícia, depois de ter exigido aos manifestantes que dispersassem, começou as detenções pelo menos sete dos 20 participantes foram detidos.

 

Um cartaz que dizia "Liberdade para os presos de opinião e consciência" foi rapidamente deitado abaixo pelos polícias, que tiraram ainda os blocos de notas aos jornalistas que se tinham deslocado para cobrir o protesto, em frente ao Parlamento em Damasco.

 

Os organizadores fizeram circular uma petição pedido ao Presidente Bashar al-Assad a libertação de presos políticos e o levantar do estado de emergência, cujas leis estão em vigor no país há 41 anos.

 

 

 

EUROPEAN BAR HUMAN RIGHTS INSTITUTE

(IDHAE) ,

HUMAN RIGHTS INSTITUTES OF THE BAR OF BORDEAUX,

HUMAN RIGHTS INSTITUTE OF THE BAR OF PARIS,

HUMAN RIGHTS INSTITUTE OF THE BAR OF BRUSSELS